Era Uma Vez em… Hollywood (Once Upon a Time in… Hollywood), o mais novo filme do diretor Quentin Tarantino, é uma bela homenagem à indústria do cinema nos anos 60. Três núcleos, três histórias que se entrelaçam, todas ligadas ao glamouroso (às vezes nem tanto) mundo do cinema e do entretenimento em 1969.

A história central é sobre um ator já um pouco decadente, Rick Dalton, interpretado por Leonardo DiCaprio, e seu dublê e amigo Cliff Booth, vivido por Brad Pitt. As cenas com esses dois são, sem dúvida, as melhores. Rick Dalton nunca decolou no cinemão, seu sucesso estacionou nas séries de TV. Tenta a sorte em filmes de western spaghetti, como eram chamadas as produções italianas do gênero, típicas daquela época.

Paralelamente à decadência de Rick e Cliff, na mansão ao lado vivia o casal mais descolado da temporada: Roman Polanski e Sharon Tate, interpretada pela bela da vez Margot Robbie,  desfrutando tudo de bom que Hollywood poderia oferecer ao diretor de O bebê de Rosemary, lançado em 1968. Festas na Mansão Playboy eram rotina.

E periférico a isso tudo, tinha a família Manson, a comunidade hippie seguidora do psicopata maluco Charles Manson, que ocupava o Rancho Spahn, numa área meio desértica, logo ali pertinho de Los Angeles, e antes usado como set de filmagem.

A trilha sonora foi muito bem pesquisada, assim como os cenários e figurinos. A caracterização de época no filme é impecável. Realmente uma grande homenagem a Hollywood em todos os sentidos. Mais de 20 músicas aparecem em trechos no filme, de Neil Diamond a Deep Purple. É mais ou menos como se o rádio tivesse ligado na KHJ, a estação que o próprio Tarantino disse que ouvia na época. Na real, essa rádio KHJ é em AM, tem 97 anos de existência, e está no ar até hoje. Entre as músicas – rock e folk na maior parte do tempo – entram comerciais de cosméticos e até do seriado do Batman, e rola direto no carro que Cliff dirige e leva Rick pra cima e pra baixo.

Há muitos trechos de músicas de filmes, referências que o ator fica sempre estudando. E um destaque para o disco que Sharon Tate não parava de ouvir e dançar em pelo menos três cenas: de Paul Revere & The Raiders. Essa banda do estado de Idaho fazia garage rock e beat music, e se apresentava muito em programas de TV. Fazia o estilo dos Beach Boys e era altamente dançante.

A música da trilha de Era Uma Vez em… Hollywood pra conferir aqui é “Hungry”, com Paul Revere & The Raiders.

Quentin Tarantino, Leonardo DiCaprio e Brad Pitt em ação no set de Era Uma Vez em… Hollywood.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *